Unicap continua com inscrições abertas para pós-graduação em Direito e Direito e Inovação
As inscrições podem ser feitas através do portal da Universidade
A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) está com inscrições abertas para o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) até 31 de janeiro e para o novo Programa de Pós-Graduação em Direito e Inovação (PPGDI), até 1 de fevereiro. Em 2023, a Unicap se destacou nacionalmente na área de mestrado e doutorado com a aprovação do PPGDI, o único aprovado entre 23 propostas de todo o país, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC), responsável pela expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu no Brasil. As inscrições devem ser feitas através do site: https://portal.unicap.br/pos-graduacao.
A conquista simbolizou um grande presente para a instituição, que comemorou 80 anos de existência no ano passado. Para a diretora da Escola de Ciências Jurídicas da Unicap, Karina Vasconcelos, o êxito do programa foi possível pela proposta inovadora em Direito e Inovação e pelos convênios firmados com as escolas do Sistema de Justiça de Pernambuco. “Abrimos duas linhas de pesquisa muito definidas no PPGDI, onde vamos trabalhar com inovação social e inovação tecnológica, com metodologias ativas e contemporâneas, além da proposta da entrega de um produto inovador”, conta. O grande objetivo é desenvolver projetos de inovação social e tecnológica para o Sistema de Justiça.
O PPGDI acontece em um período de 24 meses e possui alguns diferenciais. O primeiro está relacionado à composição do curso, que possui uma carga-horária flexível para atender a demanda dos novos discentes. O produto final do programa profissional pode ser uma dissertação, assim como no programa acadêmico, mas o diferencial é a possibilidade da entrega de um produto com aplicação na realidade social, podendo ser um software, um projeto de aplicação de inovação tecnológica ou inovação social, um aplicativo, entre outros.
A coordenadora do PPGDI, a professora Lívia Barros, acredita que o corpo docente, formado essencialmente por profissionais que já atuam nas áreas de inovação há anos, também é um grande diferencial oferecido pelo programa da Unicap. “Temos professores que atuam na perspectiva da resiliência das cidades, no acompanhamento climático, da mediação de conflitos, da gestão, da utilização de ferramentas que facilitam esse processo de inovação e também no direito voltado para as inovações tecnológicas. Nesse corpo docente, temos acadêmicos – todos são doutores –, mas também uma gama de aplicação técnica necessária e comprovada perante a CAPES”, explica.
O PPGD, criado há 20 anos e consolidado como um centro de pesquisa em excelência, tem a nota 5 do Capes. O Programa é formado pelos cursos de mestrado e doutorado, com um espaço interdisciplinar de produção e aprofundamento do conhecimento, de formação cientifica, e técnicas para atividades de ensino de pesquisa. A área de concentração do PPGD é Direito, Processo e Cidadania, que apresenta três linhas de pesquisa: Processo, Hermenêutica e Efetividade dos Direitos; Jurisdição, Cidadania e Direitos Humanos, e Cidadania Digital.
“A nossa rede de parcerias também demostra o espirito comunitário da Unicap, que está integrado com demandas sociais, acadêmicas, profissionais, e com todo o tipo de serviço que melhorar a nossa sociedade e colaborar para um sistema de justiça socioambiental mais robusto e sustentável, e, sobretudo, que nosso programa possa colaborar com os desafios do século 21”, finaliza Karina Vasconcelos.