Sete municípios participam do III Simpósio da Primeira Infância de Gravatá
O tema “Construindo um Futuro Melhor a partir da Primeira Infância” foi trabalhado por especialistas e foi uma oportunidade para troca de experiências exitosas
A cada ano que se passa, desde 2021, o município de Gravatá tem fortalecido a política pública voltada para a criança.
A primeira infância, em especial, é uma fase relevante na vida de todas as pessoas e a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude e do Programa Criança Feliz, reconhece essa importância a cada ano que investe em atividades para essa fase, como o Mês da Primeira Infância, que acontece no mês de agosto.
Dentro dessa programação, foi realizado, na tarde da terça (08), o III Simpósio da Primeira Infância de Gravatá, com o tema “Construindo um Futuro Melhor a partir da Primeira Infância”. Além do prefeito Joselito Gomes, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, também esteve presente no evento que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação.
Sete municípios participaram do simpósio: Caruaru, Bezerros, Vitória de Santo Antão, Pombos, Amaraji, Chã Grande e Sairé, o que mostra a força que o trabalho voltado para infância em Gravatá está evoluindo e colocando a cidade como referência neste trabalho.
Renata Rabêlo, multiplicadora do Programa Criança Feliz de Pernambuco, foi uma das facilitadoras do simpósio. Ela opina sobre esse trabalho especial em Gravatá. “É como o prefeito falou: nada mais importante do que investir na primeira infância, não só para a sociedade de Gravatá, Pernambuco e do próprio Brasil. O estímulo das crianças também faz com que una as famílias nesse objetivo comum de tirar essas famílias da vulnerabilidade. Não só as crianças estão sendo desenvolvidas, mas as famílias também estão tendo acesso às políticas públicas de que necessitam. Gravatá está no caminho certíssimo e está de parabéns”.
O prefeito Joselito Gomes falou que trabalhar com a primeira infância é trabalhar com a família. “Uma retomada importante, necessária e temos aqui um encontro com sete municípios. Um momento de troca de experiências exitosas estamos vivendo esse momento especial com o Mês da Primeira Infância e ela deve ser a prioridade, se a gente pensar em um mundo melhor e um futuro promissor temos que dar atenção e quando falamos em primeira infância, estamos falando no ser humano já no ventre materno. Cuidado com o ser que está sendo gestado e em seguida continuamos com a família como um todo e esse trabalho segue adiante porque nosso compromisso é com as pessoas”.
800 famílias são atendidas atualmente pelo Programa Criança Feliz em Gravatá, que atua nas zonas urbanas e rural do município.