Qual a importância de um Programa de Bolsa Universitária Municipal?
Qual a importância de um Programa de Bolsa Universitária Municipal?
Bolsa de estudo é um auxílio financeiro voltado para estudantes, sejam eles do ensino básico, da graduação ou da pós-graduação. O objetivo é ajudar no custeio de mensalidades e nas despesas acadêmicas, o que inclui transporte, alojamento e material escolar.
No país em que apenas 21% dos adultos com até 34 anos têm ensino superior ou ainda cerca de 3,4 milhões de estudantes abandonaram as aulas em universidades particulares entre 2020 e 2021, por conta de dificuldades financeiras.
Pensar em caminhos para motivar e dar suporte à permanência dos alunos nos estudos é crucial para o avanço das pessoas e, como consequência, para o desenvolvimento do município.
Ao colocar o orçamento da educação dos filhos na ponta do lápis, os pais sentem as contas apertarem um pouco mais ao ter que pagar as mensalidades da escola.
A bolsa de estudo, não só contribui para a permanência de estudantes em instituições de ensino, como também possibilita que o dinheiro seja investido em outras necessidades ou, ainda, em materiais didáticos ou formação complementar, como curso de idiomas.
Em Santa Filomena, terra que vereadores e gestores têm ignorado a importância de uma Bolsa Universitária, para os estudantes universitários, caindo no esquecimento e no vale apostar em qualquer coisa, menos na educação.
Em 2019 Maésio Lopes, estudante de Radiologia e Gestão Hospitalar, apresentava a proposta ao ex: gestor e em seguida foi até a Câmara Municipal, fazendo uso da tribuna, cobrar, reivindicar do poder legislativo, o mesmo foi ignorado por ambos os poderes.
A pergunta que fica; até quando teremos um Programa de Bolsa Universitária Municipal?
Fica o apelo mais uma vez feito aos vereadores de situação e oposição, tome a nobre iniciativa de aprovar e encaminhar para sanção do poder executivo se é que tem compromisso com a Educação do Município de Santa Filomena e juventude que sonha com uma profissão e futuro digno. Maésio Lopes.