Preparo para ultrassom abdominal total: recomendações essenciais
Precisa fazer um ultrassom abdominal total, mas não sabe quais são as recomendações? O preparo para o exame, que permite identificar alterações em órgãos da região do abdômen, é simples. Ainda assim, para estar preparado, é importante conhecê-lo em detalhes.
Leia o texto para saber tudo sobre esse exame: o que é, para que é indicado, como é realizado e como se preparar.
O que é ultrassom abdominal total
O ultrassom abdominal total é um exame não invasivo e seguro, que permite observar possíveis alterações na região do abdômen, em estruturas como:
- Adrenais
- Aorta
- Baço
- Bexiga
- Fígado
- Pâncreas
- Rins
- Veia cava inferior
- Vesícula biliar
O exame utiliza ondas sonoras de alta frequência para avaliar o estado dessas estruturas, identificando possíveis alterações.
Além dele, há outros dois tipos de ultrassom da região do abdômen: o superior e o inferior. Enquanto o primeiro permite analisar todos os órgãos abdominais, os outros dois são voltados para regiões específicas.
O ultrassom abdominal superior ajuda a avaliar alterações no fígado, pâncreas, rins e baço, dentre outros órgãos. Já o inferior possibilita visualizar estruturas como bexiga, útero e próstata, sendo usado também no acompanhamento da gravidez.
A escolha do tipo de ultrassom abdominal mais indicado para cada caso deve ser feita pelo médico.
Indicações do ultrassom abdominal total
O ultrassom abdominal total permite que se identifique uma série de patologias relacionadas a órgãos como rins, pâncreas e fígado. Alguns exemplos são pedras na vesícula biliar ou nos rins e pancreatite. Além de doenças, o exame também detecta a presença de tumores, cistos, abscessos e nódulos nessa região do corpo.
A ultrassonografia abdominal total também possibilita verificar inchaços ou alterações que podem indicar que o órgão está inflamado, assim como lesões nos tecidos.
Os médicos costumam solicitar o ultrassom abdominal total quando o paciente estiver sentindo dores na região. Mas, além de permitir o tratamento correto de doenças já existentes, o exame serve para prevenção, detectando problemas de saúde em estágio inicial.
Como é o preparo para o ultrassom abdominal total
Mesmo sendo um exame seguro e não invasivo, o ultrassom abdominal total requer alguns cuidados. Estas são as orientações mais importantes:
Dia anterior
No dia anterior ao exame, o ideal é que você deixe de ingerir bebidas alcoólicas e comidas gordurosas. Alimentos que aumentam a produção de gases, como feijão, repolho e refrigerantes, também devem ser evitados, assim como o ato de fumar. No jantar, prefira uma refeição leve.
Dia do exame
Já no dia do exame, a recomendação é estar em jejum absoluto (ou seja, sem ingerir alimentos ou bebidas, incluindo a água) por pelo menos 8h. É importante ainda que sua bexiga esteja cheia, portanto é recomendado não urinar por cerca de 2h antes do exame. É comum que os médicos receitem alguma medicação para reduzir os gases intestinais, como a dimeticona.
Como o ultrassom abdominal total é realizado
O ultrassom abdominal total é realizado de maneira simples e indolor, como ocorre com outros tipos do exame. O paciente deita na maca e o médico desliza o transdutor ultrassônico sobre a região analisada, com a ajuda de um gel.
A partir da emissão de ondas sonoras de alta frequência, é possível gerar imagens que são vistas em tempo real na tela do aparelho de ultrassom.
Durante a realização do exame, o médico pode pedir que o paciente realize alguns movimentos, como deitar-se de lado ou prender a respiração. O resultado do exame fica pronto na hora.
Embora seja um exame simples, é importante contar com acompanhamento médico para indicar o tipo de ultrassom certo para o seu caso. Também é preciso escolher uma clínica de qualidade, que realize o exame de maneira segura.
Fonte: Doctoralia Lab