Pernambuco registra primeira morte por Covid-19 em 2025; paciente tinha 84 anos
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou que o idoso era de Nazaré da Mata, na Zona da Mata, e sofreu Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) ocasionada pelo vírus
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nesta sexta-feira (31), a primeira morte por Covid-19 no Estado em 2025.
Por meio de nota, foi informado que a vítima, um homem de 84 anos, morava em Nazaré da Mata, na Zona da Mata de Pernambuco, morreu em decorrência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) ocasianada pelo vírus.
O boletim epidemiológico da SES-PE destacou que o homem era cardiopata. De 29 de dezembro do ano passado até 25 deste mês, foram notificados à Secretaria Estadual de Saúde 2.568 casos leves e 20 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) por Covid-19.
No mesmo período de 2024, foram registrados 9.985 casos leves e 83 casos graves (Srag). Quanto aos óbitos, foram 33 no ano anterior.
Prevenção
A SES-PE ressaltou que, apesar de não haver números expressivos de casos graves de Covid-19 no Estado até o momento, é necessário tomar cuidado com medidas de prevenção.
Os principais sintomas para ficar atento são: febre, tosse e dor de garganta. É recomendado aguardar entre 48 e 72 horas para realizar a testagem em serviços de saúde.
Os testes estão disponíveis em unidades básicas de saúde, UPAs, policlínicas e outros locais definidos pelos municípios.
Caso o resultado seja positivo, é necessário cumprir o isolamento por sete (7) dias. Para aqueles que optarem por realizar um novo teste no quinto (5º) dia e o resultado for negativo, o isolamento pode ser encerrado antes.
É fundamental manter a higienização das mãos e garantir que o cartão de vacinação esteja atualizado, especialmente para a população pediátrica, idosos e grupos prioritários.
Fonte: FolhaPE