Ex-vice-prefeito de Itu é preso em Pernambuco após anos foragido por homicídio
Élio Oliveira Júnior foi condenado por ser o mandante da morte do advogado Humberto Monteiro
O ex-vice-prefeito de Itu, Élio Oliveira Júnior, foi preso em Pernambuco após anos sendo considerado foragido pela Justiça. Ele foi condenado por ser o mandante do homicídio do advogado Humberto da Silva Monteiro e pela tentativa de homicídio do radialista Josué Dantas, crimes cometidos em 2006 em Itu, no interior de São Paulo.
A prisão de Oliveira Júnior ocorreu na última quarta-feira (6), em um hotel no bairro de Casa Caiada, em Olinda, e foi divulgada pela polícia nesta segunda-feira (11).
À época dos crimes, Oliveira Júnior também era dirigente do Ituano Futebol Clube.
Em 2015, ele foi condenado a 20 anos de prisão por homicídio duplamente qualificado e tentativa de homicídio.
A sentença foi dada após um julgamento que revelou que os ataques estavam relacionados a disputas políticas locais. Humberto Monteiro foi morto a tiros, enquanto Josué Dantas sobreviveu a um disparo de raspão.
Em 2018, Oliveira Júnior foi preso em Cubati, na Paraíba, por uso de documentos falsificados, mas foi liberto após um habeas corpus. Desde então, ele estava foragido até ser capturado em Pernambuco.
A CNN tenta localizar a defesa de Élio Oliveira Júnior.
Prisão e documentos falsificados
Durante a abordagem, a Polícia Civil de Pernambuco descobriu que o ex-vice-prefeito havia apresentado documentos falsificados. Como resultado, ele foi preso em flagrante e, agora, enfrentará também a acusação de falsificação de documentos, além de ter que cumprir a pena pela condenação original.
A Polícia Civil de Pernambuco informou que a operação contou com o apoio da Delegacia de Roubos e Furtos de Olinda, da DINPOL (Diretoria de Inteligência Policial) e da Polícia Rodoviária Federal de Alagoas. A investigação revelou que o empresário estava se escondendo em Olinda desde dezembro de 2023.
A prisão foi efetuada com base em um mandado de condenação transitada em julgado, emitido pela 2ª Vara Criminal e Tribunal do Júri de Itu. Agora, Élio Oliveira Júnior deverá cumprir sua pena de 20 anos em regime fechado.
Fonte : CNN Brasil