Embaixador do Japão debate oportunidades de parecerias com governo Raquel Lyra

0

O objetivo é elaborar projetos de barragens de contenção de detritos e barreiras em áreas de riscos de todo o Estado.

Foto: Janaína Pepeu/SECOM.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, recebeu, nesta quinta-feira, 25 de maio, o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, no Palácio do Campo das Princesas. No encontro foram discutidas possíveis cooperações entre Pernambuco e o Japão, incluindo ações de prevenção de desastres provocados por enchentes e deslizamentos de barreiras.

O secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Pesca, Aloísio Ferraz; o secretário-chefe da Assessoria Especial, Fernando Holanda; os cônsules-gerais Hiroaki Sano e Masami Ohno; e o deputado federal Túlio Gadelha também acompanharam a agenda.

“Pernambuco tem uma comunidade de mais de 30 mil japoneses e descendentes de japoneses, que desempenham um papel importante na nossa cultura e na produção industrial e agropecuária do Estado. Precisamos aprender muito com o Japão e estaremos sempre de portas abertas para parcerias com o País e suas entidades”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A fim de encontrar soluções para os deslizamentos de barreiras que ocorrem em Pernambuco em períodos chuvosos, o Executivo estadual já iniciou articulações com a Japan International Cooperation Agency (JICA), instituição japonesa que apoia o crescimento socioeconômico de países em desenvolvimento.

O objetivo é elaborar projetos de barragens de contenção de detritos e barreiras em áreas de riscos de todo o Estado. Cumprindo agenda no Nordeste, Teiji Hayashi foi a Petrolina na sexta-feira (26), para a abertura da Bunkyo Rural. O evento celebra a chegada dos primeiros agricultores nipo-brasileiros ao Nordeste brasileiro.

Atualmente, a comunidade japonesa em Pernambuco está concentrada principalmente nas áreas de fruticultura e produção de hortaliças no Vale do São Francisco.

Outra marca forte da presença do Japão é a atuação de empresas nos polos automotivo, como a indústria Yazaki, instalada no município de Bonito, e de hemoderivados, além da participação da multinacional japonesa Mitsui no quadro societário da Copergás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *