Eduardo Bolsonaro faz visitas a aliados em Pernambuco e afirma; O nordeste é a pior região em segurança, criminalidade e desemprego; Veja

0
Foto: Reprodução

Em Pernambuco o Deputado promover um ato de pré-candidatura de Gilson Machado (PL) a prefeito do Recife, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, faz uma fala baseado em dados concretos como ministério da justiça e afirmou; O Nordeste é a “pior região do País”. E faz questão de sitar dados importantes como na segurança e desemprego e ainda educação salientando o índice de analfabetismo.

A fala do congressista se deu em resposta a um comentário em seu perfil no Instagram que dizia “Direita no Nordeste nunca mais”. “Então vai continuar sendo a pior região do País, com mais criminalidade, pior taxa de desemprego e analfabetismo… Não venha reclamar depois”, . Disse ele. O Nordeste foi a região do País que mais votou no então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no 2º turno das eleições de 2022.

O petista teve 68% dos votos, enquanto Bolsonaro recebeu 32%. A região tem 31,29 homicídios dolosos a cada 100 mil habitantes. A média nacional é de 17,47. Os dados são referentes a 2024 e são do Ministério de Justiça e Segurança Pública.

Educação, os estados da região nordeste apresenta um quadro matriculados; segundo dados do último Censo Escolar. Ceará (51,4%), Piauí (48,9%) e Maranhão (40,3%). A média nacional é 17,5%. No ensino fundamental.

Desemprego

Entenda:

O IBGE divulgou nesta quinta-feira (19) dados mais detalhados da PNAD Contínua do 1º trimestre de 2016. O Nordeste aparece com o maior nível de taxa de desemprego, com 12,8% da População Economicamente Ativa (PEA), seguido do Sudeste, com 11,4%. Na comparação da taxa de desemprego em relação ao mesmo período do ano anterior, a região Sudeste foi a que apresentou a maior variação, de 3,4 p.p., ao passo que o Nordeste registrou variação de 3,2 p.p. Quando analisada por nível de instrução, a maior taxa de desemprego se deu para pessoas com ensino médio incompleto (20,4%), enquanto que, para aqueles com ensino superior incompleto, a taxa de desemprego atingiu 13,3%, mais do que o dobro da taxa de desemprego para pessoas com ensino superior completo.

Novos dados

Cresce o número de jovens entre 14 e 24 anos que não estudam, não trabalham nem procuram emprego no Brasil. Se no 1º trimestre de 2023 esse contingente era de 4 milhões, no mesmo período deste ano, alcançou a marca de 5,4 milhões, segundo levantamento realizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Os dados do ministério foram apresentados nesta quarta-feira, 28, durante evento realizado no Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, ONG de inclusão social e empregabilidade jovem. Segundo Paula Montagner, subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, o levantamento trouxe alguns pontos de atenção que podem embasar futuras políticas públicas destinadas à educação e à empregabilidade.

Cenário Macroeconômico – Abril

ÚLTIMAS PROJEÇÕES2023 2024PIB 2,9% (oficial) 2,0%IPCA 4,6% (oficial) 4,0%IGP-M -3,2% (oficial) 1,7%Selic 11,75% (oficial) 10,0%Dólar – (média anual) R$ 4,99 (oficial) R$ 5,07

Segurança No Nordeste

O Nordeste é a região mais violenta do Brasil. De acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, de janeiro a outubro do ano passado, a taxa de homicídio doloso por 100 mil habitantes ficou em 23,40, enquanto no país como um todo foi de 14,33.

Bahia

A Bahia registrou 1.746 mortes violentas entre janeiro e maio de 2024. A informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA), nesta quarta-feira (15). O órgão de segurança pública considera como mortes violentas: homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte.

Pernambuco

A SDS também divulgou dados em relação a todo o primeiro trimestre de 2024: foram 957 Crimes Violentos Letais Intencionais em todo o estado. 92,06% dos casos foram com homens (504), enquanto que as mulheres (29) representaram 7,52%.

Maranhão

No Maranhão, 7.878 pessoas foram vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) de 2020 até 2024, nos 217 municípios — estes crimes englobam homicídios dolosos, latrocínios e lesão corporal seguida de morte.

Ceará

Com 320 mortes, abril de 2024 foi o mês mais violento do Ceará desde novembro de 2020, mês em que o estado contabilizou 343 homicídios, conforme os dados de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), da Secretaria da Segurança Pública (SSPDS), divulgados nesta quarta-feira (15).

Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte registrou 318 casos de ‘stalking’ de janeiro a abril deste ano, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (Sesed). 85% das vítimas foram mulheres.

Dados importantes de alguns Estados do Nordeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *