“É um absurdo a educação de Iati em último lugar em avaliação estadual”, lamenta Maria Augusta

0
Foto: Divulgação

A educação de Iati ficou em último lugar na avaliação do IDEPE – 2022, anos iniciais no agreste meridional. Em outros tempo o município chegou a ser referência em educação.

Das 22 cidades da região, a cidade comandada pelo prefeito Antônio José de Souza (Tonho de Lula) ficou em último lugar e a vizinha, Saloá, ficou em primeiro.

“É um absurdo Iati em último lugar em avaliação estadual”, disse Maria Augusta, principal liderança de oposição na cidade. Segundo Maria, a educação do município convive com a falta de apoio aos professores e profissionais de educação, escolas acabadas, estudantes sem fardamento e nem material escolar, merenda de péssima qualidade, e em algumas unidades falta merenda constantemente. A escola do Sítio Trapiá, o mais populoso do município, os professores fizeram vaquinhas pra comprar merenda para não ter que mandar as crianças pra casa mais cedo.

O Transporte escolar em Iati está sucateado e não atende o município todo, fazendo rodízio. As rotas são atendidadas de forma parcial: O alunos de um determinado sítio são transportados um dia sim, dia não. Muitos estudantes perdem aulas todas as semanas. Por causa de tanto descaso também no transporte.

O tratamento aos estudantes de Iati é tão precário que muitos se matriculam em outros municípios. Muitos estudantes do Distrito de Santa Rosa hoje estudam em Cacimbinhas ou em Minador do Negrão, estado de Alagoas.

Como se não bastasse tantos problemas, chega a faltar água nas escolas e há também unidades escolares sem energia eletrica e que são ligadas de forma irregular em casas vizinhas.

Ainda segundo Maria, nenhuma das as escolas do município não oferece condições dignas aos alunos. Desta forma, sem incentivo, eles preferem ficar em casa. Isso explica o resultado desastroso no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco – IDEPE: Iati em último lugar.

Fonte: FalaPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *