Coluna da Folha: Clima ruim para vereadores de Caruaru, com casas invadidas e portas arrombadas pela polícia
Foto: JC/reprodução arquivo
Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, a mídia local não esquece a operação que a Polícia Civil realizou, com busca e apreensão, nas residências de quatro vereadores do município. Os alvos foram Leonardo Chaves (PSDB), Katia das Rendeiras (Republicanos), Galego de Lages (MDB) e o próprio presidente da câmara, Bruno Lambreta (PSDB), e Galego de Lages (MDB).
O que se investiga é a suposta falsidade ideológica praticada com uso de documentos públicos. Um advogado local também teria sido “visitado” pela polícia. O magistrado Pierre Souto Maior autorizou a operação, mas negou o afastamento dos vereadores.
O blogueiro Mário Flavio informou ainda que na casa do vereador Leonardo Chaves (PSDB) a porta precisou ser arrombada, pois ele teria demorado a atender os policiais.
O decano da Câmara não teria aberto a porta por medo, pois não sabia mesmo se eram policiais, já que já passou por uma invasão em sua casa e ficou refém dos bandidos dentro da própria residência.
Pelas mulheres
O aumento em 25% da violência contra mulheres no primeiro semestre, em Pernambuco, levou a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara de Vereadores de Petrolina a cobrar informações mais detalhadas desses números em relação ao município sertanejo. Formada por Maria Elena (UB), Samara da Visão (PSD) e Rodrigo Araújo (Republicanos), a comissão solicitou do juiz titular da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Petrolina o total de casos julgados e o número de medidas protetivas homologadas pela justiça, além do cenário da violência de gênero em Petrolina. O pedido se deu em forma do Requerimento 549/23, aprovado por 19 votos.
Alinhados
O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PT), tem comemorado muito o alinhamento que fechou com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação e presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos. “Tê-la ao meu lado na construção de um projeto de mudança para o Jaboatão dos Guararapes, um projeto alinhado às diretrizes do nosso presidente Lula (PT), é ter a certeza de que estamos no caminho certo“, comemorou o petista.
Vão de Makoy
Em São Caitano, no Agreste, o grupo de oposição começou a se juntar visando às eleições municipais. Eles se encontraram com a deputada federal Iza Arruda (MDB), e várias lideranças locais compareceram. Makoy Vasconcelos é o preferido para encabeçar a chapa majoritária no município.
Presidente
Em Verdejante, Sertão Central, o empresário Wilson Pizza (PP) acaba de assumir a presidência do PP no município. “Estamos lutando por importantes obras como melhorar os acessos de Verdejante a São José do Belmonte e de Verdejantes a cidade de Penaforte (CE), além de concluir a Adutora Verdejante/Salgueiro, entre outras ações. Confio que, com a união de forças, conseguiremos essas conquistas”, pontuou o empresário, que almeja outros sonhos. Como a prefeitura, por exemplo.
Pobre e rico
A crise no fornecimento de água chegou a um cenário surreal em Petrolina. Tem condomínio de luxo sendo abastecido por carro-pipa. E o serviço não é barato. Segundo informações, no Condomínio Alphaville os moradores estão tendo de desembolsar R$ 100,00 por 2 mil litros de água em cada residência. Quem mora num local de alto padrão como esse, é claro que tem condição de pagar pelo serviço. Mas a pergunta que fica é a seguinte: E quem mora na periferia de Petrolina, pode fazer o mesmo?