Cobrança do Prefeito de Santa Filomena a Raquel Lyra e construção de maternidade no Araripe, Socorro Pimentel
Um final de semana e a cobrança do prefeito de Santa Filomena, Gildevan Melo (PSD), à governadora Raquel Lyra (PSDB), de um (1) Km de asfalto que liga a cidade ao Hospital Municipal construído fora da zona urbana, mas nada sobre o funcionamento legal da Compesa no município, em especial a falta de água que atinge Santa Filomena em cheio, além de outras cidades da região. A proposta do prefeito Pedro Gildevan foi anunciada em uma Live que deu início pela manhã de Domingo (03) e término a tarde na inauguração da reforma de uma Escola reconstruída pela Auren Energia na Seera do Inácio com tom e discurso político, tentando convencer seu público e, se defender da forte oposição que enfrenta ultimamente. O gestor se encontra com uma bancada apenas de 4 vereadores e sem a presidência da Câmara Municipal e sem a Vice-Prefeita Francinete Deniz , que também deixou a gestão.
O inacreditável é que os prefeitos da região do Sertão do Araripe e Sertão do Vale do são Francisco simplesmente se calam quando o assunto é Compesa e a falta de água, sendo que os municípios sofrem mais do que Petrolina. Está Santa Filomena, desde da Pandemia e gestão de Paulo Câmara não se ver mais água nas torneiras. Seguida vem Ouricuri, Santa Cruz, Dormentes e Afrânio, por exemplo, chegam a ficar até 60 dias sem água. As pessoas estão comprando carros-pipa para abastecer suas casas, isso quem tem algum armazenatório de d’água e condições para comprar.
Sabemos que todos tem seu posicionamento político e pode acontecer, formando as relações sendo respeitosas. Mas a obrigação de cada gestor, eleito pelo seu povo, é cobrar melhorias e, principalmente, os serviços mais essenciais para a população.
Melhorias são mais importantes!
Um final de semana recheado de muitas fotos, beijos, abraços, elogios e os sorrisos largos, menos água ficaria compreensão de que as pessoas estão sofrendo, são elas que acreditaram e confiaram o voto aos gestores.
Por sua vez a Deputada Estadual Socorro Pimentel (UB) comemorou o anúncio feito pela governadora Raquel Lyra da construção de uma maternidade em Ouricuri (PE), no Sertão do Araripe. Segundo a governadora Raquel Lyra, a unidade vai dispor de banco de leite, leitos de alto risco, equipamentos de imagem, além de outros atendimentos.
A parlamentar, que é médica pediatra e presidente da Comissão Especial de Promoção e Atenção à Assistência Materno Infantil, comemorou o anúncio. “Essa é uma luta desde do início do nosso mandato, sobretudo para que as gestantes de alto risco da nossa região tenham o atendimento, com a estrutura necessária, perto dos seus lares e dos seus familiares. É motivo de muita alegria”, disse Socorro Pimentel.
Ao longo da plenária, a governadora fez outros anúncios entre eles, atendendo a outras demandas de Socorro Pimentel. O asfaltamento de um trecho da PE-630 foi bastante comemorado pelos presentes. “Essa demanda é muito antiga.
Infelizmente, o último governo sacrificou a nossa malha viária e a PE-630 foi completamente esquecida.A pavimentação do trecho que liga o município de Trindade ao distrito de Barra de São Pedro, vai fazer muita diferença para o desenvolvimento do Araripe. Não caiu no esquecimento só a PE-630 como também foi esquecida e ignorado mais uma vez a questão hídrica a falta d’água e o descaso da Compesa. Tipo Maternidade sem água!
Ouricuri vem sofrendo como todas as outras cidades.
Maésio Lopes