Pernambuco é o terceiro do País em denúncias sobre propaganda irregular
Os números são do aplicativo Pardal que entrou em funcionamento na última sexta-feira (16)
Até esta terça-feira (20), o aplicativo Pardal recebeu 495 denúncias sobre propaganda eleitoral irregular em Pernambuco, ficando em 3º lugar no ranking nacional. O envio das reclamações tiveram no início da campanha eleitoral na última sexta-feira (16).
O aplicativo, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, já no País inteiro.
O maior número de denúcias foi feito em São Paulo (889), seguido Minas Gerais (608).
A maior parte das denúncias em Pernambuco é referente à propaganda eleitoral irregular de candidatos ao cargo de prefeito (210).Apenas uma denúncia foi feita à campanha de candidatos ao cargo de vice-prefeito no Estado.
O município pernambucano com maior número de delações é Jaboatão dos Guararapes (61), seguido do Recife (58) e Araripina, no Sertão (36).
Através do Pardal Web, é possível acompanhar o andamento e as estatísticas em tempo real das denúncias.
Acompanhamento
No Pardal Móvel, disponível para smartphone e tablet, é possível denunciar propaganda eleitoral irregular na internet e outras formas de propaganda inadequada, devidamente especificadas pelo próprio aplicativo.
A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store).
Dentro do aplicativo, há um botão que direciona as pessoas denunciantes para o Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade), quando a queixa envolver desinformação, e para o Ministério Público Eleitoral, se o assunto estiver relacionado a crime eleitoral ou outros ilícitos eleitorais.
Denúncias sobre desinformação também podem ser feitas pelo SOS Voto, por meio do número 1491.
Fonte: FolhaPE