PF, Receita e CGU miram fraude em fornecimento de leite em Pernambuco e Paraíba

0

A organização na mira da operação de hoje também fornece leite para merenda escolar, e está sendo investigada também por crimes contra a saúde pública, obstrução à Justiça e falsidade ideológica.

Foto: (Polícia Federal/Divulgação)

A Polícia Federal (PF), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal, deflagrou na manhã desta terça-feira (13/6) a Operação Desnatura para apurar crimes na execução de convênios para fornecimento de leite no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação mira recursos repassados à Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco. As investigações apuram indícios de que, entre 2013 e 2022, esses convênios teriam movimentado recursos fraudados na ordem de R$ 192 milhões, sendo R$ 153 milhões deles de recursos federais.

Durante a deflagração da primeira fase da investigação (Operação Lácteos), foram identificadas manobras de embaraço às investigações – obstrução à justiça, com descarte do “Leite da Merenda”, e suspensão do fornecimento do “Leite de Aquisição” nos centros de distribuição. A operação de hoje conta com a participação de 60 policiais federais, auditores da RFB, além de auditores da CGU que atuarão nas análises das informações obtidas, e tem como finalidade dar cumprimento a seis mandados de prisão preventiva, sendo (3) em Recife, (2) em Gravatá e (1) em Itaíba, e 20 (vinte) mandados de busca e apreensão, nas cidades de Gravatá/PE (4), Itaíba (2), Pesqueira (1), Recife (8), Passira (1), Ipojuca (2), Campina Grande/PB (1), e Rio de Janeiro/RJ (1).

Desdobramentos

A organização na mira da operação de hoje também fornece leite para merenda escolar, e está sendo investigada também por crimes contra a saúde pública, obstrução à Justiça e falsidade ideológica. Outras irregularidades investigadas são pagamentos de despesas diversas com os recursos do PAA-Leite, fraudes nas aquisições do produto in natura dos agricultores familiares e entrega do produto com características impróprias para o consumo.

A operação é um desdobramento da Lácteos, deflagrada em 2022, que investigou empresários do ramo que aliciavam direções de cooperativas de produtores de leite para servir como laranja e participar desses convênios. A suposta organização criminosa teria desviado parte dos recursos destinados à cooperativa e praticado lavagem desses capitais para incorporar os valores ao patrimônio dos envolvidos.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) realiza compras públicas de produtos da agricultura familiar para serem distribuídos a pessoas em situação de insegurança alimentar, com o objetivo de gerar renda no campo e contribuir para o combate à fome.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *