Pernambuco ganha avião para Defesa Civil e polícias

0

Governadora com chefe do GTA Câmara Jr e o delegado Alessandro Carvalho (Sandy James/DP)

O estado de Pernambuco recebeu ontem (04/09) à tarde, no setor de hangares do Grupo Tático Aéreo (GTA), no bairro do Ibura, o primeiro avião que será destinado para a Segurança Pública. A solenidade foi organizada pelo chefe do GTA, Coronel Câmara Júnior, que fez a entrega oficial da aeronave para governadora Raquel Lyra. A aeronave de asa fixa, denominado Senega II Defesa 05, havia sido apreendida pela Polícia Federal e depois de realizada a devida manutenção foi cedida para o governo do estado. O avião vai atuar em todo o território pernambucano, garantindo agilidade e eficiência às ações policiais de socorro.

“É a primeira vez na história de Pernambuco que o GTA adquire uma aeronave, que garantirá as forças operacionais. Esse avião vai agir, sobretudo, na Defesa Civil, mas também no Corpo de Bombeiros, em operações das forças policiais, no transporte e no deslocamento daqueles que precisam de socorro. Nós temos uma equipe capacitada dentro do GTA para operar a aeronave, que faz parte da segurança pública de Pernambuco. Esta aeronave representa um avanço nos serviços públicos, além de diminuir os gastos, pois não teremos mais os custos com aluguel. É mais eficiente ter a própria aeronave”, disse a governadora

De acordo com o chefe do GTA, a aeronave está adaptada para a defesa civil, para o transporte de paciente e a locomoção de Fernando de Noronha. “Ela pode fazer voos noturnos e tem autonomia de cinco horas de voo sem abastecimento, podendo operar a cerca de 12 mil pés. Tem condições de viajar do Recife para Petrolina e voltar, por exemplo. Uma aeronave como esta, nova, custa no mercado cerca de R milhões. A que acabamos de entregar para Pernambuco teve um custo de R mil, incluindo a manutenção. Ela foi apreendida pela PF e depois cedida ao GTA”, explicou o coronel Câmara Júnior, que completou: 

“A aeronave, denominada pelo GTA de DEFESA 05, tem capacidade para dois pilotos e quatro passageiros. Iremos utilizar tanto no apoio à atividade policial, no transporte em tropa, como na parte de defesa civil. Poderemos realizar transporte de feridos, de órgãos, de doentes. Então é uma ferramenta que está chegando para somar e otimizar o serviço que hoje é realizado pelo Grupamento Tático Aéreo”, disse Câmara Jr.

Batismo à aeronave: arco de água lançado por dois caminhões (Sandy James/DP)

Tradicional batismo

Como é de tradição na aviação, antes de realizar a primeira decolagem, a aeronave foi batizada por um arco de água lançada por dois caminhões da Brigada de Combate a Incêndio do Corpo de Bombeiros Militar.

Governadora saúda a única mulher do efetivo do GTA, Tenente Luana (Sandy James/DP)

Ao lado do efetivo completo do GTA, todos abraçados, a governadora ouviu a oração realizada por um oficial e repetida por todos. Na foto a governadora fez questão de posar ao lado da Tenente Luana, única mulher de uma corporação de 77 policiais. “Vem Luana, não quero ficar aqui sozinha”, exclamou Raquel Lyra.

Estiveram presentes ao evento, o delegado da Polícia Federal Alessandro Carvalho, anunciado como secretário de Defesa Social, além de autoridades militares da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Científica.

Fonte: Diário de Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *